Kenji
Fukuda
Fukuda é um artista de renome, nascido em São Paulo em 1943. Desde muito jovem foi influenciado pelo seu pai, Tamotsu Fukuda [também artista plástico], a ingressar para a carreira das artes visuais.
Iniciou a sua trajetória com pinturas figurativas, paisagens e retratos. Nos anos 80, o artista amadureceu os seus traços e abstraiu mais a sua arte. Nesta fase, Fukuda expos nas mais reconhecidas galerias europeias e americanas. O artista revela “o abstrato é muito mais difícil que o figurativo; a harmonia e o equilíbrio simbolizam o abstrato perfeito, e o abstrato perfeito, e o abstrato é a última fase do artista plástico. Nele há possibilidades infinitas”.
Atualmente, Fukuda é conhecido pela pintura em acrílico sobre tela com manchas dégradées de cores contrastantes e aplicação de texturas de areia.
Além de pintor, também é um habilidoso escultor. Em 2007, o seu nome foi eternizado devido a criação do monumento em homenagem ao Pan, localizado na Avenida Abelardo Bueno, mais conhecida como "Boulevard do 'Pan", na Barra da Tijuca. A escultura, que tem 15 metros de altura e pesa mais de cinco toneladas pode ser vista de longe até mesmo à noite. Chama a atenção pela beleza, tamanho e complexidade. A escultura é considerada por críticos de arte como uma das mais elaboradas do país